VAGOS

A Terra, planeta onde vivemos, dispõe de uma área biologicamente produtiva - cultivo, pastagem, floresta e pescas - que está disponível para atender às necessidades da humanidade.

De cada vez que nos deparamos com notícias sobre a crise ambiental, não conseguimos, em geral, perceber a relação entre o nosso dia-a-dia e este cenário, cada dia mais fragilizado.

Numa tentativa de reverter este cenário, é importante promover uma ação integrada pela defesa da natureza e do meio ambiente e, por meio dela, perceberemos que nossa passagem pelo planeta deixa “marcas”, “pegadas”, de acordo com a forma como “caminhamos”. Reduzir essas marcas torna-se essencial para garantir a sustentabilidade e longevidade do nosso planeta.

Com a riqueza e diversidade dos recursos naturais que Vagos possui e cuja preocupação da sua manutenção e preservação é firme e permanente, importa reforçar esse investimento natural através deste projeto que visa influenciar políticas de coesão territorial e promover novos instrumentos e políticas públicas que reforcem o caminho em direção ao desenvolvimento sustentável dos municípios e do país.

Enquanto cidadão, acrescido de responsabilidades autárquicas, cabe-me defender e garantir e contribuir para a construção de um futuro em que as pessoas vivam em harmonia consigo próprias e com a natureza.


 

O Presidente da Câmara Municipal de Vagos

Calculadora

Relatório

Mais informações

© 2019 Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.