© 2019 Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.

PARCEIROS

 

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, pretende potenciar o desempenho nacional no contexto das cidades para este desafio global. É nesse sentido que a Zero surge na sociedade portuguesa em 2015 com a visão de contribuir para a construção de uma sociedade assente nos princípios do desenvolvimento sustentável, em pleno respeito pelos limites do planeta.

Uma sociedade onde a noção de zero seja motivadora da ação, nomeadamente no que respeita ao uso de zero combustíveis fósseis, poluição zero, ao desperdício zero, zero destruição de ecossistemas e da biodiversidade e zero desigualdade social e económica. Uma sociedade onde o desenvolvimento sustentável é entendido como o caminho para garantir equidade e justiça social, ambiental e económica e onde todos, individualmente e em interação com os outros, assumem a sua responsabilidade pela concretização desta visão. Reconhecendo que é difícil atingir estes objetivos estratégicos, é necessário iniciar um diálogo e utilizar a informação e as ferramentas que nos permitam construir os alicerces de uma sociedade sustentável.

EQUIPA

Jurista e investigador do CIJE-

Centro de Investigação Jurídico-Económica, da Universidade do Porto

Coordenador do Projeto

 
logo4.png

A Global Footprint Network é uma organização não-governamental (ONG) internacional de investigação que está a mudar a forma como o mundo gere os seus recursos naturais e responde às alterações climáticas. Todos os anos, as pessoas exigem mais da natureza do que aquilo que ela pode regenerar. Líderes governamentais recorrem à Global Footprint Network para os ajudar a tomar medidas que permitam gerir melhor recursos naturais limitados, reduzir o risco económico e melhorar o bem-estar da população. A tradução de indicadores em diretrizes auxilia a tomada de decisões práticas. O processo começa com métricas que estimam a forma como os recursos são usados e que avaliam o que está disponível. Em seguida, capacitam-se os decisores para criar oportunidades e tomar decisões fidedignas sobre políticas e investimentos, com base em factos. Desde 2003, a Global Footprint Network colaborou com mais de 50 países, 30 cidades e 70 parceiros globais no fornecimento de informação científica que levaram a decisões de investimento e políticas de alto impacto. Juntos, estamos a criar um futuro onde todos nós podemos prosperar dentro dos limites do nosso planeta.

EQUIPA

 

Director, Mediterranean and Mena Regions

Research Scientist

Research Economist

logo_UA.png

A Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro tem como missão desenvolver investigação e produzir conhecimento que contribuam para a promoção de boas práticas de governação em contextos territoriais específicos e a diferentes escalas. No seu Programa Estratégico 2015-2020, a unidade integra grupos de investigação particularmente relevantes para apoiar o desenvolvimento desta parceria, suportada pela visão de “pensar globalmente e a longo prazo, para melhor permitir que os agentes locais decidam e atuem eficientemente num contexto global”.

EQUIPA

Coordenadora Científica do projeto na UA.

Investigadora GOVCOPP

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

Gestão do projeto e investigação

Cientista Ambiental