OVAR

A sustentabilidade ambiental assume-se, hoje, como uma preocupação constante e primordial no conjunto de desafios que a Humanidade e as Nações enfrentam.

No Município de Ovar compreendemos o caráter decisivo que assume o desenvolvimento sustentável do nosso território, não só no contexto de fomento de uma verdadeira economia verde, geradora de postos de trabalho e de riqueza para o País, mas, de igual modo, como um legado positivo e indispensável para as gerações futuras.

Sabendo da urgência desta missão, que a todos convoca, temos desenvolvido uma política ambiental transversal, com medidas emblemáticas em diversos domínios. Entre elas, destacam-se a proteção costeira; o reforço da mobilidade urbana sustentável, com a criação de mais de 50 km de ciclovias e a promoção do uso da bicicleta; a redução de plásticos através do projeto “Fishing the Plastic”, que envolve a comunidade piscatória na adoção de soluções de upcycling dos resíduos; e ainda, a construção do Ecocentro de Ovar, que permitirá ao Município e à região envolvente dar um salto qualitativo em termos de política ambiental.

Apesar dos bons resultados que alcançámos, sentimos que muito caminho há ainda a percorrer.

É por isso que, nesta estratégia de desenvolvimento sustentável do nosso território, encaramos com especial interesse o projeto da “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, em particular pelos inputs que nos permitirão adotar, cada vez mais, medidas que compatibilizem a qualidade de vida das pessoas com os limites naturais do planeta, nesta consolidação conjunta de um futuro ambiental mais sustentável para todos.


 

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Salvador Malheiro

Calculadora

Relatório

Mais informações

© 2019 Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.