Lagoas Parque Dos Pinheiros Mansos.jpg

OLIVEIRA DO BAIRRO

Entre o mar e a serra, no coração da Bairrada, Centro de Portugal, encontramos o Concelho de Oliveira do Bairro.

 

Terra de cultura, de música e de arte, de história e de modernidade, de património e natureza,  

o Município de Oliveira do Bairro tem sido exemplo e referência ao nível das políticas ambientais, a nível nacional e europeu.

 

Em 2018, elaborámos o Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas que tem permitido uma intervenção integrada nesta área.

 

Em 2019 fomos um dos três finalistas a nível europeu dos prémios European Mobility Week Awards, na categoria de cidades com menos de 50.000 habitantes, promovidos pela União Europeia.

 

As principais iniciativas e eventos que temos promovido têm sempre uma forte componente ambiental. A ExpoBairrada, certame que dá a conhecer o que de melhor se faz na região, tem sido reconhecida com o “Sê-lo Verde”, por via da implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental.

 

Destaco ainda o trabalho que tem sido feito no âmbito da recolha e seleção de resíduos urbanos domésticos. Em 2019, a recolha de resíduos selecionados subiu 32% face ao ano anterior, representando o maior aumento de quantidade recolhida da última década.

 

Temos ainda dois projetos inovadores em fase de arranque, nomeadamente o sistema “Payt - Pay As You Throw – Pagar pelo lixo entregue”, cuja fase piloto vai ser iniciada ainda este ano, e a recolha porta a porta do lixo reciclado, com distribuição de contentores pelas moradias do Concelho.

 

No último ano, participámos na intervenção de reabilitação e valorização ecológica do rio Cértima e vamos avançar, ainda em 2020, para a construção do Parque da Cidade, valorizando e preservando o Parque dos Pinheiros Mansos, pulmão da cidade.

 

A nossa participação no Projeto Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses é, pelos exemplos acima referidos, uma decisão natural e estratégica, tendo em vista a monitorização das nossas ações e a produção de conhecimento que aponte novos caminhos para a construção de um futuro sustentável e de um mundo melhor para os nossos filhos.


 

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro

Duarte Novo

Screenshot 2020-06-03 at 09.31.24.png
Parque do Prego.jpg
Parque do Rio Novo - Mamarrosa.jpg
Parque Ribeirinho do Carreiro Velho.jpg
Decoração Mix&Move.jpg
Screenshot 2020-06-03 at 09.30.45.png
Arte Urbana - Cegonha.jpg
Rio_Cértima.jpg

Calculadora

Relatório

Mais informações

© 2019 Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.