MURTOSA

Situado em pleno Coração da Ria de Aveiro, numa área de grande riqueza paisagística e ambiental, no Município da Murtosa Homem, Terra e Água possuem uma ancestral inter-relação, particularmente evidente naquelas que continuam a ser as principais atividades económicas do concelho: a Agricultura e a Pesca.

Com mais de 80% da sua área geográfica integrada na Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro, a Murtosa assumiu a sustentabilidade e a valorização e preservação dos valores ambientais como um dos seus desígnios estratégicos de desenvolvimento, assumindo o ecoturismo uma crescente relevância social e económica no concelho.

No Município mais plano de Portugal, com distâncias curtas entre núcleos urbanos, e com um histórico de utilização fortemente enraizado no tecido social, a bicicleta é aqui rainha. A Murtosa é mesmo considerado o concelho mais amigo da bicicleta, com um taxa de utilização deste meio transporte, nas deslocações diárias, que ronda os 17%, a mais alta percentagem em Portugal.

A mobilidade sustentável é, pois, uma das grande apostas da Murtosa, que possui uma rede estruturada mais de 50km de ciclovias e ecovias, fomentando a utilização da bicicleta numa dupla vertente estratégica: por um lado como meio de transporte acessível, amigo do ambiente, da saúde e da economia e, por outro lado, como veículo privilegiado para a descoberta do extraordinário património natural.

O convite é, pois, irresistível: deixe o carro para trás e venha descobrir a Murtosa. De bicicleta, naturalmente!


 

O Presidente da Câmara Municipal de Murtosa

Joaquim Baptista

Calculadora

Relatório

Mais informações

© 2019 Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.