ALMADA 

GUIA TRANSPORTES PÚBLICOS DE ALMADA

O Guia dos Transportes de Almada é uma ferramenta digital que permite conhecer de forma simples toda a oferta de transportes públicos disponível no concelho de Almada. O Guia fornece informações úteis acerca das ligações internas e externas ao concelho de Almada, de Barco, no Elevador da Boca do Vento, no Metro Sul do Tejo, no Comboio da Ponte, de Autocarro e no Comboio de Praia, sendo de rápida e fácil consulta.
Este recurso online está organizado por modo de transporte público e contém, para cada um deles, informações atualizadas sobre o serviço na zona, percursos, ligações, horários, tarifários e condições para o transporte de bicicletas. Este Guia online tem por base a plataforma Transporlis, válida para toda a Área Metropolitana de Lisboa.
Uma boa ferramenta para programar as viagens quotidianas, optar pelas melhores soluções de transporte público e reduzir a sua Pegada Ecológica!

Mais informações em: guiatransportes.cm-almada.pt

CICLOFICINA DE ALMADA

A Cicloficina de Almada é um espaço onde qualquer interessado pode aprender a reparar a sua bicicleta e trocar peças e ideias com amigos das duas rodas. Um ponto de encontro onde tudo é gratuito e gerido de forma comunitária, gerido por uma equipa de voluntários.
O seu grande objetivo é fomentar a cultura da bicicleta em Almada, partilhar conhecimento entre utilizadores e promover a bicicleta como verdadeira alternativa de transporte na cidade.
Decorre todas as últimas quintas-feiras do mês, no Mercado Municipal de Almada.

Mais informações em: www.facebook.com/almadaCicloficina

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ALMADA BUS SAÚDE

O “Almada BUS Saúde” é um serviço de transporte público inclusivo que serve, de forma rápida, cómoda e funcional, vários equipamentos de saúde existentes na cidade de Almada, nomeadamente o Hospital Garcia da Orta, o Hospital Particular de Almada e os Centros de Saúde de Almada e do Pragal.
Integrado na rede de transportes públicos do concelho, o “Almada BUS Saúde” tem um percurso único, sem paragens fixas, que pode parar a pedido em qualquer ponto do percurso. Quem o pretende utilizar, basta levantar a mão. Com um tarifário muito económico e utilizando autocarros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, este é um serviço de caráter marcadamente social e inclusivo. A adesão do público ao “Almada Bus Saúde” tem demonstrado grandemente o sucesso da iniciativa e mostrado a validade e importância deste tipo de serviços.

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 BRAGANÇA 

MELHORIA DA MOBILIDADE MULTIMODAL NO NÚCLEO URBANO – MOBILIDADE CICLÁVEL, PEDONAL E TRANSPORTE URBANO

Esta iniciativa do município tem por objetivo melhorar a mobilidade multimodal no principal núcleo urbano do concelho, através da:

▪ Articulação da rede de ciclovias de Bragança, assegurando a ligação a vários pontos estratégicos do Centro Histórico e Implementar corredores urbanos de procura elevada, onde justificável;
▪  Melhoria das acessibilidades para cidadãos no espaço público da cidade e nos acessos a edifícios;
▪  Construção de abrigos na rede de transportes públicos.

MOBILIDADE MULTIMODAL – ACESSO À ZONA INDUSTRIAL DAS CANTARIAS E NÚCLEO EMPRESARIAL

Tem por objetivo implementar um troço de ciclovia que assegure a ligação entre o Bairro Mãe D’Água e a zona industrial das Cantarias e outro que assegura a ligação desta com a Ciclovia do Fervença, concretizando a circular cíclica de Bragança e fomentando a mobilidade multimodal nos movimentos pendulares diários.

MOBILIDADE INTELIGENTE - + SUSTENTABILIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO

Esta iniciativa tem por objetivo fomentar uma mobilidade mais inteligente e sustentável no transporte público de Bragança, através da implementação de:

▪ Serviço de transporte a pedido que sirva as zonas de menor densidade do Concelho que não são servidas pela rede de transportes da cidade;
▪  Sistema de bilhética inovador, visando simplificar a compra e validação dos títulos por parte dos utentes;
▪ Sistema de informação e gestão, com o objetivo de prestar informação atualizada aos utentes e a gerir a circulação da frota rodoviária.

Mais informações em: www.cm-braganca.pt/servicos-e-informacoes/noticias/noticia/braganca-aposta-na-mobilidade-eletrica

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 VILA NOVA DE GAIA 

 

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

A Semana Europeia da Mobilidade é um instrumento a nível europeu que pretende estimular a consciência pública da necessidade de agir contra a poluição causada pelo aumento do tráfego motorizado no ambiente urbano. Demonstrando que a mudança de comportamento não contribui para o combate à poluição atmosférica ou do ruído, mas também para a melhoraria da qualidade de vida urbana. A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia tem-se associado a esta iniciativa com o objetivo de promover diversas iniciativas alicerçadas nas temáticas anuais adotadas, mostrando os benefícios que as opções de mobilidade sustentável podem trazer.

Mais informações em: www.gaiurb.pt/pages/958?news_id=354

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MOB+

O projeto MOB+ insere-se na estratégia da Câmara Municipal de Gaia de melhorar a mobilidade no concelho.
Este serviço tem por objetivo melhor a acessibilidade da população a vários destinos na cidade, permitindo a mobilidade de forma gratuita à população para determinados destinos que não sejam garantidos pela rede de transportes públicos, nomeadamente juntas de freguesia, postos de correios, centros de saúde e paragens de autocarro para deslocações ao hospital, entre outros.

Mais informações em: www.cm-gaia.pt/pt/noticias/camara-lanca-o-primeiro-projeto-de-mobilidade-de-proximidade

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LINHAS DE METROBUS

Trata-se de um sistema de transporte público baseado no uso de autocarros, que tem por objetivo combinar a capacidade e a velocidade do metro com a flexibilidade, o baixo custo e a simplicidade de um sistema de linhas de autocarros. Opera numa faixa de rodagem exclusiva, para evitar o congestionamento do trânsito, e inclui estações, veículos e sistemas inteligentes de tráfego num sistema integrado e flexível.
O projeto está previsto para a Avenida Vasco da Gama (EN222), numa primeira fase até à rotunda dos Arcos do Sardão, segunda fase até à rotunda de Avintes e, por fim, numa terceira fase até Lever; Grijó – Santo Ovídio e, finalmente, Avenida do Atlântico – Madalena.

Mais informações em: www.cm-gaia.pt/pt/noticias/linhas-de-metrobus-no-concelho-mais-perto-da-realidade

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 GUIMARÃES 

 

ECOVIA DE GUIMARÃES

A Ecovia de Guimarães trata-se de uma via ciclável com uma extensão de 16,5 quilómetros, que une o percurso existente da Pista de Cicloturismo de Mesão Frio ao Parque da Cidade de Guimarães e à Veiga de Creixomil. Tem por objetivo tornar os modos suaves como uma opção alternativa e efetiva aos restantes modos de transporte, favorecendo e exponenciando o uso da bicicleta em meio urbano, compatibilizando vários modos de transporte, nomeadamente automóvel, transporte público e bicicleta e que responda, de facto, às reais necessidades de deslocação de quem reside, trabalha ou visita Guimarães.

Mais informações em: 

www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/ecovia-de-guimaraes-inaugurada-sabado-no-dia-sem-carros-22-de-setembro

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AUTOCARROS ELÉTRICOS DE GUIMARÃES

O autocarro elétrico tem por objetivo ligar as principais áreas urbanas de Guimarães, sem ruído, sem emissões, sem combustíveis fósseis, dando um contributo importante na descarbonização e redução da pegada ecológica de Guimarães.
O autocarro apresenta também outras valências, como a tipologia ‘low floor’, ‘low entry’ ou o acesso para pessoas com mobilidade condicionada.

Mais informações em: 

www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/autocarro-100-eletrico-apresentado-quinta-feira-em-guimaraes

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CARREGAMENTO ELÉTRICO

Guimarães assegurou vários pontos estratégicos para o carregamento rápido de veículos elétricos, tendo por objetivo fomentar a utilização deste tipo de veículo menos poluente. Esta tem sido uma aposta forte da Autarquia de Guimarães na promoção de políticas ambientalmente sustentáveis.

Mais informações em: www.cm-guimaraes.pt/pages/1464?news_id=2907

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 ESTARREJA 

 

COMISSÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Descrição: Todos os cidadãos têm direito à Mobilidade no espaço urbano, no entanto, o contributo para a solução desses problemas de Mobilidade urbana é, de igual forma, um dever e responsabilidade de cada um.
Este grupo pluridisciplinar que inclui técnicos de planeamento, vias, equipamentos urbanos, elementos da GNR, Bombeiros, Associação de comerciantes, Assembleia Municipal, executivo e arquiteto do espaço público, privilegia o contacto com os moradores, comerciantes e entidades antes da tomada de decisões finais, que lhes digam respeito diretamente, fazendo com que esses agentes façam parte da solução.

Objetivos: Analisar um conjunto de medidas e alterações no sentido de melhorar as condições de segurança das pessoas, da fluidez do tráfego urbano e das condições de estacionamento de veículos.

Público alvo: Habitantes do Concelho

 

Mais informações em: Câmara Municipal de Estarreja (cm-estarreja.pt)

CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

Descrição: Aquisição de 2 veículos ligeiros de passageiros elétricos, e de 2 veículos ligeiros de passageiros hibridos para fazer face às necessidades de deslocação dos diferentes serviços. A pegada ambiental dos carros elétricos é uma das suas principais características, com emissões nulas de CO2 no momento de utilização.
Silêncio e ausência de ruído, eficazes e lineares, inexistência de mudanças de caixa de velocidades e facilidade de condução são as restantes características dos veículos elétricos. 

Objetivos: Com o objetivo de potenciar a mobilidade sustentável e a prática de comportamentos mais saudáveis.

Público alvo: Funcionários e dessiminar comportamentos para a população em geral

SERVIÇO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL E A PEDIDO

Descrição: Com enquadramento  no disposto no n.º 5 do artigo 11º Decreto – Lei nº 60/2016, de 8 de setembro, a Câmara municipal de Estarreja, no âmbito de um período transitório e do atual contexto de pandemia, lançou a iniciativa de implementação  de um projeto piloto - CONSULTA PRÉVIA - Aquisição de Serviços – Contratação de prestação de serviço de Transporte de Passageiros Flexível e a pedido no Município de Estarreja - complementar à rede de transporte rodoviário de passageiros  existente, a título provisório, com caracter experimental e  temporário (de duração limitada ao prazo máximo de seis meses), com vista à ponderação subsequente  de formação de procedimento de contratualização (através da obtenção de informação de base relevante sobre a evolução da procura, para estudo/decisão de futuras soluções capazes de satisfazer as dinâmicas emergentes no território municipal).

Objetivos: Satisfazer as necessidades quotidianas de mobilidade dos cidadãos, através de uma nova oferta de transportes urbanos flexíveis e a pedido complementares á rede regular e em articulação com a CIRA, no sentido de poder contribuir também para a diminuição do uso do transporte individual, garantindo por um lado o acesso ,aos mais desfavorecidos, ás situações de mobilidade reduzida, à população mais idosa a um conjunto de bens e serviços de abrangência municipal e por outro, oferecer uma alternativa ás deslocações casa-trabalho (Ecoparque), promovendo-se a interoperacionalidade entre Transportes públicos (CP e Autocarro).
Pretende-se, através deste projeto experimental, garantir um transporte de proximidade

Público alvo: Municipes em geral e em particular com incidência de casos de exclusão social por via económica, de mobilidade condicionada, população idosa, bem como  população  residente noutros concelhos que trabalham no Eco parque empresarial e zona industrial de Estarreja mais envelhecida.

 OLIVEIRA DO BAIRRO 

 

SISTEMA DE BICICLETAS DE USO PARTILHADO DO CONCELHO DE OLIVEIRA DO BAIRRO - BOB

Descrição: O serviço BOB permitir a utilização temporária das bicicletas de uso partilhado disponíveis em 4 parques de estacionamento que se distribuem pela cidade.

Objetivos: Este serviço procura promover a qualidade de vida da comunidade, implementar uma rede de mobilidade suave em meio urbano e apoiar políticas ambientais de forma a diminuir o ruÍdo e as emissões poluentes na cidade.

Público alvo: Pessoas com idade superior a 14 anos

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE - MIX & MOVE

Descrição: O Mix&Move pretende agregar várias dinâmicas, em diferentes áreas como o desporto, o ambiente, a cultura, a solidariedade, a saúde, o comércio e o tecido empresarial, juntando vários públicos, das crianças aos mais velhos. Em 2018 o Município de Oliveira do Bairro foi um dos três finalistas, de entre 2.792 cidades espalhadas por toda a Europa, candidatas ao Prémio da Semana Europeia da Mobilidade na categoria "Smaller Municipalities".

Objetivos: Este evento pretende alertar para a necessidade de serem adotadas medidas ambientalmente mais sustentáveis de forma a diminuir as emissões de carbono e melhorar a qualidade do ar das nossas localidades e promover a prática do exercício físico.

Mais informações em: www.facebook.com/mixandmoveoliveiradobairro

POSTO DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Descrição: O Município criou pontos de carregamento para veículos elétricos no centro da cidade de Oliveira do Bairro. 

Objetivos: A criação destes locais procura estimular a utilização de veículos mais ecológicos.

VEÍCULOS ELÉTRICOS DE LIMPEZA URBANA 

Descrição: O Município adquiriu uma viatura elétrica, com caixa aberta basculante e com função de aspiradora, destinando-se à limpeza urbana, jardins e outros serviços ambientais. Foi também, adquirido um triciclo elétrico para o transporte de pequenos resíduos deixados na via pública, tais como embalagens descartáveis, papéis, pontas de cigarros e outros resíduos. A aquisição destes veículos enquadra-se na estratégia de redução de emissões de carbono para a atmosfera.

Objetivos: A utilização destes veículos contribui para o aumento da eficiência dos trabalhos de limpeza urbana e para a diminuição do ruído e de emissões poluentes na cidade de Oliveira do Bairro.

Mais informações em: www.cm-olb.pt/pages/855?news_id=979

INFORMAÇÃO ATUALIZADA EM 15 DE DEZEMBRO DE 2021