© 2019 Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.

LAGOA

Lagoa conhece agora a sua Pegada  Ecológica e biocapacidade

em projeto inovador

 

O projeto da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses coordenado pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, a que o Município de Lagoa aderiu consciente da sua importância, veio confirmer a necessidade de uma atenção mais cuidada a partir dos dados agora conhecidos.

A primeira vantagem prende-se com o facto de para além da informação que obtivemos, esta ferramenta forneceu o conhecimento de uma estrutura abrangente para os interpretar, adicionando valor e qualidade às nossas opções de política pública.

A segunda vantagem que vimos na adesão ao projeto pegada ecológica foi o facto de através deste instrumento podermos ter acesso continuado a uma avaliação do nosso desempenho ambiental como município, e poder compará-lo no contexto nacional e global.

Os dados deste estudo forneceram-nos informação essencial a um amplo conjunto de políticas, que vão desde os transportes, à construção de infrastructures e au desenvolvimento do parquet habitational e spaces verses, permitindo determinar quais as propostas e ações mais sustentáveis. Da mesma forma estamos agora mais habilitados a avaliar a importância e o impacto das decisões de infrastructures de longo prazo, avaliando as oportunidades ou riscos futuros com a biocapacidade disponível.

O Município de Lagoa com base nestes dados irá interpreter a informação estruturada sobre as atividades humanas diárias com maior impacto da pegada local, de modo que os pontos críticos para a mitigação e redução da pegada poderão ser identificados no future próximo. O nosso objetivo é, poder assim, estabelecer estratégias para reduzir a Pegada do Município e melhorar o desempenho ambiental do concelho.

Da mesma forma que queremos perceber qual a procura de capital natural do nosso concelho, também queremos perceber qual a biocapacidade que dispomos, e perceber de que forma a podemos preservar e melhor essa biocapacidade, no sentido de atingirmos a sustentabilidade.

 

Francisco Martins

Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

Calculadora

Relatório

Mais informações