ALMADA 

MISSÃO REDUZIR

O Projeto Missão Reduzir, promovido pela AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, e pela Câmara Municipal de Almada, teve como objetivo sensibilizar e mobilizar a população de Almada para a adoção de boas práticas diárias no consumo de eletricidade, no contexto escola e também em casa.
O projeto disponibiliza informação prática e dicas úteis de como poupar energia e utilizá-la de forma mais eficiente.

Mais informações em: 

www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities/clima-e-energia

Imagem_27.png

 BRAGANÇA 

 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Esta iniciativa tem por objetivo a substituição, em várias aldeias do concelho, de 188 lâmpadas de mercúrio (brancas) por lâmpadas de sódio (amarela) com melhor eficiência energética.

Mais informações em: www.cm-braganca.pt/servicos-e-informacoes/energia/iluminacao-publica

 

 VILA NOVA DE GAIA 

LOCARBO

O projeto LOCARBO centra-se na eficiência energética dos edifícios, apoiando as autoridades locais e regionais a promover a alteração de comportamentos e dos padrões de consumo energético dos consumidores finais, através de serviços e produtos complementares, modelos de cooperação inovadores e integração de soluções tecnológicas inteligentes.

Mais informações em: 

www.cm-gaia.pt/pt/cidade/ambiente/projeto-locarbo

Imagem_36.jpg

 GUIMARÃES 

 

EDIFÍCIO AUTOSSUSTENTÁVEL

ACADEMIA DE GINÁSTICA DE GUIMARÃES

Construído com materiais inovadores, tecnologia de ponta e um grau de eficiência energética exemplar, ao consumir a energia produzida pelo próprio imóvel, o edifício “Academia de Ginástica de Guimarães” tem como principal objetivo atividades formativas de ginástica e está dotado de condições para a prática de ginástica de formação e alto rendimento para um público-alvo da área.
Ambientalmente, é um edifício de excelência, com recuperações de calor e consumos energéticos compatíveis com o uso, próximos da autossustentabilidade, beneficia da orientação solar livre e relaciona-se com o Parque da Cidade e encosta da Penha, interligando-se igualmente com a Ecovia de Guimarães.

Mais informações em: 

www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/academia-de-ginastica-de-guimaraes-e-inaugurada-este-sabado-24-de-junho

Screenshot 2021-06-29 at 17.39.10.png

GUIMARÃES FOR CIRCULAR ECONOMY: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS VERDES

A Câmara Municipal de Guimarães, através da empresa municipal VITRUS Ambiente, distribui gratuitamente às escolas do Ensino Básico do concelho lenha para aquecimento proveniente da limpeza e desmatação de caminhos públicos.
A iniciativa tem por objetivo rentabilizar os recursos disponíveis, reduzir o desperdício e proteger o ambiente da desflorestação, promovendo uma política de entreajuda direcionada a toda a comunidade.
A VITRUS é a entidade responsável pela limpeza e desmatação de caminhos públicos, como são os casos da Rota de São Torcato, Rota da Citânia, Rota da Penha, Caminho Real e Pista de Cicloturismo, onde pontualmente procede à recolha de árvores caídas e de troncos resultantes das podas efetuadas no concelho, distribuindo depois o material lenhoso pelos estabelecimentos de ensino.

Mais informações em: 

www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/38-toneladas-de-lenha-oferecida-para-aquecimento-de-escolas-do-concelho-de-guimaraes

Screenshot 2021-06-29 at 17.39.16.png

 ESTARREJA 

 

SUBSTÍTUIÇÃO DE LUMINÁRIAS

Descrição: O Município de Estarreja, num total de 11401 luminárias, acabará em 2021 a substituição de mais 1200 luminárias para tecnologia LED fazendo assim um total de 2925 luminárias com tecnologia LED. Esta instalação traduz-se numa poupança energética de 533.813 kwh/ano e financeira de aproximadamente 80000.00€/ano.

Objetivos: Substituição de 10%/ano das luminárias do Concelho por tecnologia LED

image8-31.png

SUBSTÍTUIÇÃO TECNOLOGIA MAIS EFICIENTE

Descrição: Intervenção efetuada em janeiro de 2020 que consistiu na substituição de 70 Luminárias tipo “Campânula” vapor de sódio 400W para LED 155W. Melhorando significativamente as condições de iluminação dos pavilhões, traduzindo-se numa poupança energética, considerando o uso de 8h/dia, de 51038kh e numa poupança financeira de aproximadamente 7000€/ano.

 

Objetivos: Poupança energética e financeira

POSTOS DE CARREGAMENTO ELÉTRICO

Descrição: O ano de 2021 ficará certamente registado como o ano da afirmação da mobilidade elétrica em Estarreja. Com cada vez mais modelos, com mais autonomia, mais económicos, uma Rede de Carregamento Pública funcional, é o que todos os utilizadores de veículos elétricos, atuais e futuros, desejam e exigem. Foi instalado no quarteirão norte o primeiro posto de carregamento a ocupar espaço municipal (dois pontos de carregamento) e o tipo de carregamento suportado por estes equipamentos é de 2x22 kilowatts. Prevê-se a instalação de mais cinco postos de carregamento (1 por freguesia) e a elaboração do respetivo regulamento para instalação de postos de carregamento de veículos elétricos.
A entrada em fase comercial dos carregadores situados em espaços privados de acesso público, que se verificou a 1 e abril de 2019, já está a produzir efeitos muito positivos no aumento da rede disponível. No Concelho de Estarreja temos por exemplo da cadeia Lidl, Repsol, Intermaché e na A1 - Estação de Serviço do Antuã (3 pontos de carregamento de 43 kilowatts e 3x50  kilowatts).

Objetivos: PA aposta do município de Estarreja tem em consideração o expectável crescimento do número de automóveis elétricos em circulação, fruto das políticas de incentivo à redução de emissões de CO2 e às políticas aplicadas na cidade no domínio da sustentabilidade, que pretende atingir a neutralidade carbónica.

​Público-alvo: Utilizadores de carros elétricos

 OLIVEIRA DO BAIRRO 

 

INSTALAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS NO ESPAÇO INOVAÇÃO

Descrição: A instalação de painéis fotovoltaicos procura a incorporação de energias de fontes renováveis na iluminação, no transporte e na produção de energia no Espaço Inovação de forma a melhorar a eficiência energética do edifício e dos eventos socioculturais a realizar neste local.

 

Objetivos: Esta medida visa o aproveitamento da energia solar. Assim, será possivel diminuir a fatura energética e os gastos associados às energias não renováveis, diminuindo a pegada ecológica e a emissão de CO2.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA LED

Descrição: O Município está a substituir as luminárias existentes no concelho por novas com tecnologia LED, no âmbito de um protocolo estabelecido com a EDP Distribuição. As novas luminárias LED oferecem uma eficiência energética bastante superior, em comparação com as anteriores luminárias de lâmpadas incandescentes, permitindo uma poupança financeira e, também, a redução de emissões de CO2.

 

Objetivos: As novas luminárias irão permitir a redução da energia consumida e de custos de manutenção e, ainda, diminuir as emissões de CO2 para a atmosfera.

Mais informações em: www.cm-olb.pt/pages/855?news_id=1597

SUBSTITUIÇÃO DE CALDEIRAS NAS PISCINAS MUNICIPAIS 

Descrição: O Município de Oliveira do Bairro, promoveu a substituição das caldeiras convencionais, existentes nas Piscinas Municipais, por caldeiras de condensação a gás natural. As caldeiras convencionais existentes apenas permitiam o aproveitamento do calor da combustão. Já as novas caldeias instaladas permitem aproveitar tanto o calor produzido pela queima do gás, como o calor dos gases resultantes combustão. Esta tecnologia possibilita que o calor que de outra forma seria perdido pela chaminé, seja libertado, recuperado e devolvido ao sistema de aquecimento. 

 

Objetivos: Esta alteração contribuiu para a eficiência energética e financeira das Piscinas Municipais

PAINÉIS SOLARES PARA AQUECIMENTO DE ÁGUAS SANITÁRIAS

Descrição: Todas as escolas do Município de Oliveira do Bairro são dotadas de painéis solares para aquecimento de águas sanitárias.

 

Objetivos: Esta medida permite o aproveitamento de uma energia renovável gratuita, melhorando a eficiência energética e económica destes edifícios. Esta tecnologia contribui, ainda, para a redução no consumo de combustíveis fósseis e de emissões de CO2 para a atmosfera.

INFORMAÇÃO ATUALIZADA EM 15 DE DEZEMBRO DE 2021