ALMADA 

MISSÃO REDUZIR

O Projeto Missão Reduzir, promovido pela AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, e pela Câmara Municipal de Almada, teve como objetivo sensibilizar e mobilizar a população de Almada para a adoção de boas práticas diárias no consumo de eletricidade, no contexto escola e também em casa.
O projeto disponibiliza informação prática e dicas úteis de como poupar energia e utilizá-la de forma mais eficiente.

Mais informações em: 

www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart- cities/clima-e-energia

Imagem_27.png

 BRAGANÇA 

 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Esta iniciativa tem por objetivo a substituição, em várias aldeias do concelho, de 188 lâmpadas de mercúrio (brancas) por lâmpadas de sódio (amarela) com melhor eficiência energética.

Mais informações em: www.cm-braganca.pt/servicos-e- informacoes/energia/iluminacao-publica

 

 VILA NOVA DE GAIA 

LOCARBO

O projeto LOCARBO centra-se na eficiência energética dos edifícios, apoiando as autoridades locais e regionais a promover a alteração de comportamentos e dos padrões de consumo energético dos consumidores finais, através de serviços e produtos complementares, modelos de cooperação inovadores e integração de soluções tecnológicas inteligentes.

Mais informações em: 

www.cm-gaia.pt/pt/cidade/ambiente/projeto-locarbo

Imagem_36.jpg

 GUIMARÃES 

 

EDIFÍCIO AUTOSSUSTENTÁVEL

ACADEMIA DE GINÁSTICA DE GUIMARÃES

Construído com materiais inovadores, tecnologia de ponta e um grau de eficiência energética exemplar, ao consumir a energia produzida pelo próprio imóvel, o edifício “Academia de Ginástica de Guimarães” tem como principal objetivo atividades formativas de ginástica e está dotado de condições para a prática de ginástica de formação e alto rendimento para um público-alvo da área.
Ambientalmente, é um edifício de excelência, com recuperações de calor e consumos energéticos compatíveis com o uso, próximos da autossustentabilidade, beneficia da orientação solar livre e relaciona-se com o Parque da Cidade e encosta da Penha, interligando-se igualmente com a Ecovia de Guimarães.

Mais informações em: 

www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/academia-de-ginastica-de-guimaraes-e-inaugurada-este-sabado-24-de-junho

GUIMARÃES FOR CIRCULAR ECONOMY: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS VERDES

A Câmara Municipal de Guimarães, através da empresa municipal VITRUS Ambiente, distribui gratuitamente às escolas do Ensino Básico do concelho lenha para aquecimento proveniente da limpeza e desmatação de caminhos públicos.
A iniciativa tem por objetivo rentabilizar os recursos disponíveis, reduzir o desperdício e proteger o ambiente da desflorestação, promovendo uma política de entreajuda direcionada a toda a comunidade.
A VITRUS é a entidade responsável pela limpeza e desmatação de caminhos públicos, como são os casos da Rota de São Torcato, Rota da Citânia, Rota da Penha, Caminho Real e Pista de Cicloturismo, onde pontualmente procede à recolha de árvores caídas e de troncos resultantes das podas efetuadas no concelho, distribuindo depois o material lenhoso pelos estabelecimentos de ensino.

Mais informações em: 

www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/38-toneladas-de-lenha-oferecida-para-aquecimento-de-escolas-do-concelho-de- guimaraes

INFORMAÇÃO ATUALIZADA EM 19 DE JULHO DE 2021