© 2019 Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.

ANADIA

Um desígnio, uma missão e um desafio permanente têm sido as perspetivas do Município de Anadia perante a importância da sustentabilidade ambiental e a sua relação direta com o futuro do planeta e da humanidade.    

Por isso, temos implementado um conjunto vasto de políticas e medidas que promovem as boas práticas ambientais e priorizam a preservação do meio ambiente nas suas várias vertentes, colocando este tema como um dos eixos estruturantes do nosso programa de governação municipal. 

O reconhecimento que temos alcançado com este esforço, nomeadamente com a atribuição da Bandeira Verde ECO XXI da Associação Bandeira Azul da Europa, o que tem sucedido de forma consecutiva e consistente nos últimos cinco anos, longe de nos satisfazer, é, para nós, mais uma motivação que acresce a uma vontade de quem sabe ter ainda muito trabalho pela frente.

A adesão do Município de Anadia ao Pacto de Autarcas para a Energia e Clima, onde consta o nosso compromisso de redução das emissões de carbono em 40% até 2030, é mais um exemplo da perseverança e resiliência com que encaramos os desafios que nos vão surgindo.

Agora, com a nossa participação e investimento neste projeto da “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, considerando o diagnóstico, que se espera obter, da nossa pegada ecológica e biocapacidade, acreditamos poder vir a dispor dum importante instrumento de avaliação e contributo para a escolha de medidas futuras a implementar.

Encaramos, pois, este projeto como mais um passo para a construção de um futuro com sustentabilidade ambiental, um caminho que o Município de Anadia irá continuar a percorrer com convicção e esperança.


 

A Presidente da Câmara Municipal de Anadia

Maria Teresa Belém Cardoso

Calculadora

Relatório

Mais informações