ALMADA
ECO-MERCADOS DE RUA
Os Mercados Biológicos de Almada e Cacilhas, organizados pela Agrobio, e o Mercado da Horta/Almada Green Market no Parque da Paz, são mercados regulares onde se pode falar diretamente com os produtores, conhecer a origem dos produtos e ter acesso a soluções de consumo mais sustentáveis. O Mercado de Natal Amigo da Terra é um outro projeto municipal que ao longo dos anos tem por objetivo promover marcas, designers e artesãos locais e nacionais que criam e sugerem produtos e serviços que podem ser ofertas de Natal eco-conscientes.
Mais informações em: www.cm-almada.pt/almada-green-market

REDE DE HORTAS MUNICIPAIS
A Rede de Hortas Municipais do Concelho de Almada tem por objetivo fomentar o aproveitamento agrícola do território, promovendo a segurança alimentar, o consumo de proximidade e o comércio local, a preservação do solo, água e biodiversidade silvestre, e contribuir para a concretização da Estrutura Ecológica Municipal e dos corredores ecológicos que garantem a conectividade dos ecossistemas e dos serviços ambientais que proporcionam. A implantação da Rede de Hortas Municipais visa também fomentar as relações de vizinhança, a integração social, a valorização do espírito comunitário, e a cooperação de cidadãos, associações e instituições.
Mais informações em: www.cm-almada.pt/viver/ambiente-energia-e-smart-cities/agricultura-e-hortas-urbanas

VILA NOVA DE GAIA
COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Reconhecendo os elevados custos sociais, económicos e ambientais causados pelo desperdício de alimentos o Município de Vila Nova de Gaia, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, elegeu este tema com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de adotar ações simples que estão ao alcance de todos e contribuir para a redução do desperdício de alimentos. Para o efeito desenvolveu uma campanha online, que alerta para as consequências do desperdício alimentar aos diversos níveis e apresenta solução para a sua mitigação.
Mais informações em: www.cm-gaia.pt/pt/noticias/semana-europeia-da-prevencao-de-residuos

REDE MUNICIPAL DE HORTAS URBANAS
A implementação da Rede Municipal de Hortas Urbanas tem como objetivo responder ativamente à crescente procura de espaços urbanos para instalação de hortas, criando condições para a prática da agricultura sustentável em contexto urbano.
Através deste projeto, o Município de Vila Nova de Gaia pretende garantir a satisfação das necessidades da população e maximizar os benefícios decorrentes da prática da agricultura urbana, quer para o ambiente quer para a qualidade de vida das pessoas, designadamente: a geração de micro-rendimentos familiares, a promoção da coesão social, das relações inter-geracionais e inter-culturais, o melhoramento do solo e do equilíbrio do ciclo hidrológico urbano e a melhoria do acesso a produtos agrícolas de elevada qualidade, que contribuam para uma alimentação mais saudável e ecológica.
Mais informações em: www.cm-gaia.pt/pt/cidade/ambiente/hortas-urbanas

PACTO DE MILÃO
A adesão do Município ao pacto de Milão teve por objetivo a adoção de um conjunto de boas práticas na área da alimentação escolar e cantinas municipais, onde foram implementadas medidas que concorrem para o objetivo de diminuir a pegada ecológica do município, reduzindo o peso da alimentação e ainda melhorar a saúde, através do aumento do consumo de frutas e legumes.
GUIMARÃES
HORTA PEDAGÓGICA DE GUIMARÃES
A Horta Pedagógica possui uma área de cerca de 10 hectares, localiza-se na Veiga de Creixomil e é atravessada pela ribeira de Couros (afluente principal do Rio Selho). A Horta Pedagógica de Guimarães foi pensada com a ideia de que o espaço de habitar deve partilhar do equilíbrio com a natureza, tornando esses dois lugares complementares, parte de um mesmo imaginário.
São inúmeros talhões destinados aos cidadãos, escolas e de usufruto da CMG. Impacta diretamente mais de 1500 pessoas. Inclui também talhões inclusivos para cidadãos com mobilidade reduzida.
Mais informações em: www.cm-guimaraes.pt/municipio/camara-municipal/servicos/ambiente/horta-pedagogica


RE-FOOD GUIMARÃES
O RE-FOOD é um projeto eco – humanitário baseado 100% em trabalho de voluntariado, que pretende eliminar o desperdício de alimentos e a fome, tendo como público-alvo toda comunidade numa causa comum.
Mais informações em: www.facebook.com/RefoodGuimaraes

ESTARREJA
CUIDAR À DISTÂNCIA - NUTRIÇÃO
Descrição: Divulgação através da rádio e jornal local de artigos sobre a temática da alimentação saudável e segura atendendo à fase de pandemia e confinamento.
Objetivos: Sensibilizar a população em geral para a alimentação saudável e a sua importância; promover a prática diária de uma alimentação equilibrada.
Público alvo: Comunidade escolar e comunidade em geral
Mais informações em: https://covid19.cm-estarreja.pt/page/informacaolocal/cuidar-a-distancia
FICA A DICA
Descrição: Dicas para uma alimentação saudável da criança e da família através da divulgação mensal de dicas junto do plano de ementas dos refeitórios escolares; divulgação de vídeo "Lancheira Saudável e Segura".
Objetivos: Promover uma alimentação saudável nas escolar, desenvolvendo competências através de maior conhecimento e informação aos pais/encarregados de educação e estudantes.
Público alvo: Comunidade escolar e comunidade em geral
Mais informações em: Apresentação do PowerPoint (cm-estarreja.pt)

REFEIÇÕES EM CASA
PARA OS MAIS NOVOS E MAIS CRESCIDOS
Descrição: Elaboração de manual "Refeições em Casa para os Mais Novos e os Mais Crescidos".
Objetivos: Manual com dicas práticas, fáceis e económicas para uma alimentação, equilibrada, saudável e variada em casa em tempos de confinamento; colmatar necessidades nas famílias para promover uma boa alimentação em casa a baixos custos.
Público alvo: Pais/encarregados de educação e comunidade em geral
Mais informações em: Manual "Refeições em Casa"

INFORMAÇÃO ATUALIZADA EM 15 DE DEZEMBRO DE 2021