​ÁGUEDA

Águeda é um dos Municípios mais sustentáveis de Portugal! Um desígnio que alcançou com mérito, o forte envolvimento e contributo de toda a comunidade local. Até 2030 Águeda irá reduzir em 40% das suas emissões de CO2, cumprindo o Pacto de Autarcas para a Energia e Clima.

"Todo e qualquer cidadão do planeta tem direito a uma quota equitativa de uso da atmosfera, da hidrosfera e da biodiversidade" contudo, todos os dias ouvimos falar do desequilíbrio que existe entre as diversas comunidades e os efeitos da ação do Homem sobre o Planeta! Desde as alterações climáticas, à diminuição da biodiversidade, ao consumo exagerado de recursos naturais, são diversas as notícias que, diariamente, nos lembram os impactes da ação humana, e nos impelem, enquanto autarquia local, a querer fazer mais por uma sociedade mais justa e sustentável!

Os padrões de consumo globais levaram a que, a 29 de julho de 2019, tivesse sido consumido o equivalente a todos os recursos naturais disponíveis para aquele ano … O mais cedo de sempre! As nossas escolhas, por mais pequenas que sejam, têm consequências! 

Para mudar e melhorar, temos de conhecer a real dimensão do impacte das atividades que promovemos ou seja, calcular a nossa Pegada Ecológica enquanto Município. Este projeto é, desta forma, mais um importante passo que o Município de Águeda dá para reduzir o impacte das suas atividades no Planeta, contribuindo igualmente para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030) das Nações Unidas. 

Contamos com todos!


 

O Presidente da Câmara Municipal de Águeda

Jorge Almeida

Calculadora

Relatório

Mais informações

© 2019 Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.